AYURVEDA – A CIÊNCIA DA VIDA

Cada uma de nossas células possui uma inteligência inata para cumprir adequadamente suas funções. Não há o que lhes ensinar, basta permitir que sigam sua trajetória de saúde e felicidade.

O que é medicina ayurveda
Cada vez mais conhecido no Ocidente, esse milenar sistema de saúde vindo da Índia propõe restabelecer o bem-estar físico e emocional

O ayurveda – termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980.

Para entendê-lo, é preciso deixar de lado os conceitos da medicina ocidental de saúde, doença e cura. Esqueça as especialidades médicas e o uso isolado de remédios. O foco do ayurveda não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma – e olha que a ciência tradicional já colheu evidências de alguns dos seus benefícios. O propósito desse sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim seria possível estar realmente saudável – e feliz.

O método na prática

  • Alimentação
    Recomenda-se ingerir alimentos produzidos em sua região seguindo a estação do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em conta o dosha, perfil baseado em determinadas características de cada indivíduo: pessoas pitta, por exemplo, precisam maneirar nos sabores picantes, que acentuam o fogo.
  • Terapias

    Cromoterapia, aromaterapia, meditação com repetição de mantras… Tudo isso também é contemplado pelo ayurveda. São práticas que, para além do corpo físico, trabalham com a energia sutil e o propósito de vida.

  • Plantas medicinais

    A fitoterapia é um pilar importante de medicinas orientais como a ayurvédica e a chinesa. Em geral, são usadas ervas e raízes cujas propriedades aparecem em compêndios antigos. Hoje a utilização vem no formato de chás, xaropes e cápsulas.

  • Massagem
    São várias as técnicas. De um modo geral, elas aumentam a circulação dos fluidos vitais, facilitam a eliminação de toxinas e nutrem os tecidos do corpo. Podem ser feitas com óleo (bastante!) ou pós de ervas.
  • Purificações

    Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam ama, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.

  • IOGA
    Ioga e ayurveda caminham juntas – ambas estão entre as principais filosofias indianas. A prática de meditação, respiração e posturas é recomendada como parte de uma rotina saudável.

A história da medicina ayurvédica

  • 3 mil a.C.

Vêm da civilização do Vale do Indo, na Índia, as primeiras referências ao que seria a base do ayurveda. Conhecimentos dessa época se somaram à tradição oral dos Vedas, escrituras sagradas.

  • 2 a.C. – 8 d.C.

Datam desse período os três tratados que condensam o sistema ayurvédico: Caraka Samhita, Susruta Samhita e Astanga Hridayam, o último escrito séculos mais tarde que os outros.

16 d.C.

Após guerras e tentativas de destruição, a ciência indiana é resgatada pelo imperador mongol Akbar, que ordenou sua compilação e permitiu que ela fosse preservada.

Descubra o seu dosha

  • Pitta (fogo e água)

Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos. Pitta se caracteriza pelo que é quente, líquido, azedo e oleoso.
Pitta é o princípio da digestão e da transformação. É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao auto-conhecimento.

  • Vata (espaço e ar)

São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro.
Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência. É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de humor e consciência.

  • Kapha (terra e água)

    Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado. Kapha é o princípio da lubrificação e da estruturação. Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.

  • INDO MAIS A FUNDO:

A presença de vata, pitta e kapha é que garante nossa existência física. Sem vata, por exemplo, não existiria o movimento, e não seria possível o sangue circular pelo corpo.  Sem pitta não haveria digestão e temperatura no nosso corpo. E sem kapha não haveria lubrificação, não teríamos salivação,  e nossos braços, pernas e corpos não se moveriam.

Na Ayurveda, o termo técnico para humores é dosha. Quando em desequilíbrio, os doshas são a causa no processo de adoecimento.
No ayurveda o Homen não só faz parte da natureza como esta conectado a ela. O ayurveda é baseado na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais:  éter, ar, fogo, água e terra. Estes elementos expressam-se no organismo numa forma condensada, gerando três modelos constitutivos básicos que correspondem aos doshas conhecidos como: Vata, Pitta e Kapha.
Os doshas são os mecanismos que governam o nosso organismo. A junção dos elementos Éter  e Ar manifesta-se o Vata Dosha. O Pitta Dosha é formado a partir dos elementos fogo e água e os elementos terra e água resultam no Kapha Dosha.
Esses elementos determinam os processos de crescimento e envelhecimento da vida de todos os seres em todos os níveis, seja celular ou psíquico. Destas combinações de elementos surgem as características de cada dosha.
A nossa Prakriti, que pode ser entendida, de forma muito simplificada,  como a “quantidade de vata, pitta e kapha” é definida no momento da nossa concepção, mas pode e irá variar em função de inúmeras influências. Dinâmicos, estão em constante mudança devido a influências do clima, da lua, do sol, dos mares, das emoções, das ações, dos pensamentos, da comida que ingerimos. Todos nós somos constituídos pelos três doshas, sendo um deles o predominante, que rege nossas características, tendências e padrões particulares. A combinação deste dosha principal com um secundário, que se manifesta em menores proporções, define nossa personalidade e funcionamento orgânico.
Não é a meta da Ayurveda manter vata, pitta e kapha nos mesmos níveis. Saúde é você estar com os três doshas nos níveis originais nos quais você nasceu. Quando as “quantidades” de vata, pitta e kapha estão no seu nível original, o que é diferente para cada pessoa, há “um estado de bem estar físico, mental e social”.
Se durante a vida essa hierarquia dos doshas se mantiver bem próxima daquela definida no momento da concepção, a saúde permanecerá em equilíbrio. Se houver qualquer divergência ou mudança no estado natural, a ponto da dominância dos doshas se alterar, considera-se que há um desequilíbrio, seja físico como uma simples gripe até um câncer. Ou pode ser também de ordem psicológica, desde ansiedade simples e agitação mental a uma depressão grave.

 

Aho…

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