- Vamos falar um pouco sobre AYAHUSCA, a molécula da vida. Uma percepção mais abrangente sobre a medicina da flores e como se preparar para as concentrações.
Kurah Life
Ayahuasca
Tradicionalmente usada para fins religiosos, espirituais e ou meditativos por populações específicas, ela se tornou popular em todo o mundo entre aqueles que buscam uma maneira de abrir suas mentes (EXPANDIR), se curar de traumas do passado ou simplesmente experimentar uma jornada com a Ayahuasca.
É altamente recomendável que a Ayahuasca seja tomada somente com a supervisão de um xamã e ou dirigente experiente, pois quem a toma precisa ser cuidado com atenção, já que uma “viagem” com Ayahuasca leva a um estado alterado de consciência e esse estado alterado pode durar algumas horas.
Inúmeras pessoas viajam para países como Peru, Costa Rica e Brasil onde há retiros de Ayahuasca que perduram por vários dias. Esses espaços são administrados por pessoas experientes, dirigentes, xamãs, terapeutas, médicos e ou pessoas sensitivas que preparam a bebida e monitoram os participantes quanto à segurança.
Antes de participar de uma cerimônia com Ayahuasca é recomendado que os participantes se abstenham de cigarros, drogas, álcool, sexo e cafeína para purificar seus corpos. Também é frequentemente sugerido seguir dietas, como vegetarianismo ou veganismo, por duas semanas antes da experiência, afirma-se que isso libera o corpo de toxinas (alimentação consciente).
Cerimônia e experiência com Ayahuasca
As cerimônias são geralmente realizadas à noite ou na transição interplanetária, tal como a virada noturna para o amanhecer, e todo esse processo pode durar até que os efeitos da Ayahuasca, tenham passado. Após o espaço ser preparado e abençoado pelo xamã, dirigente, ou aquele que se faz presente na condução da cerimônia, a Ayahuasca, DAIME é oferecido aos participantes, dividindo a dosagem ingerida em três ou mais doses.
Depois de consumir a Ayahuasca, a maioria das pessoas começam a sentir seus efeitos entre 20 a 60 minutos. Os efeitos dependem da dosagem ingerida e podem durar de 2h a 6h. Há pessoas que tomam Ayahuasca e experimentam sintomas como vômitos, diarreia, sensação de euforia, mirações visuais, auditivas, efeitos psicodélicos, alterando o estado de consciência e expandindo a mente, porém, todo esse processo é a ponte para o inconsciente e para o processo de autocura, no qual o dirigente ou xamã experiente guia os participantes para que possam ressignificar, olhando para as causas, traumas, crenças limitantes, experiências de conflitos vividos, para que cada um receba o entendimento e as respostas que almejam.
Deve-se observar que alguns dos efeitos adversos, como vômitos e diarreia, são considerados parte normal da experiência de limpeza.
As pessoas reagem à Ayahuasca, de maneira diferente. Alguns experimentam euforia e uma sensação de iluminação, enquanto outros passam por forte ansiedade, medo, pânico e outras sensações. Não é incomum, para aqueles que tomam Ayahuasca, experimentar efeitos positivos e negativos da bebida.
Não existem casos de dependência, toxicidade ou efeitos colaterais sobre o uso da bebida e sim estudos científicos que comprovam os benefícios que a Ayahuasca promove.
Os dirigentes, xamãs e outros que têm experiência com a medicina da floresta – Ayahuasca, oferecem orientação física, psíquica e espiritual aos participantes, os mesmos são os guias durante toda a jornada, toda experiência e monitoram os participantes para garantir a segurança de todos.
As cerimônias são realizadas consecutivamente, sempre com os participantes consumindo Ayahuasca e podem ser realizadas em noites seguidas ou em processos mais longos, com periodicidade maior.
Cada vez que você toma Ayahuasca, resulta em uma experiência diferente, única e libertadora
Os Benefícios Potenciais da Ayahuasca
Quem já passou no processo de “consagração” ou tomou da medicina sagrada, a Ayahuasca, afirmam que a experiência levou a mudanças positivas e duradouras em suas vidas. Isso pode acontecer, devido aos efeitos da Ayahuasca no sistema neurológico.
Pesquisas recentes mostraram que a Ayahuasca pode beneficiar a saúde – especialmente a saúde mental.
É importante ressaltar que cada ser humano tem uma sensibilidade física, mental e uma história ímpar, sendo assim, é preciso escutar e acolher para que todo o trabalho, durante a concentração, possa fluir de forma harmônica, segura e acolhedora.
O Poder que pode beneficiar a saúde do seu cérebro
Os principais ingredientes ativos da Ayahuasca, DAIME – São o DMT e β-carbolinas – mostraram apresentar qualidades neuroprotetoras e neurorestorativas em alguns estudos.
O DMT ativa o receptor sigma-1 (Sig-1R), uma proteína que bloqueia a neurodegeneração e regula a produção de compostos antioxidantes que ajudam a proteger as células cerebrais.
Um estudo em tubo de ensaio indicou que o DMT protegeu as células cerebrais humanas de danos causados pela falta de oxigênio e aumento da sobrevivência celular .
Harimina, a principal β-carbolina na Ayahuasca, tem efeitos anti-inflamatórios, neuroprotetores e de aumento de memória em estudos em tubos de ensaio e animais.
Também foi observado que aumenta os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma proteína que desempenha um papel importante no crescimento das células nervosas e promove a sobrevivência das células nervosas.
Além disso, um estudo em tubo de ensaio demonstrou que a exposição à harmina aumentou o crescimento das células progenitoras neurais humanas em mais de 70% em 4 dias. Essas células geram o crescimento de novas células neurais em seu cérebro.
O Poder e a melhora do bem-estar psicológico
A pesquisa mostrou que tomar Ayahuasca – Daime pode aumentar a capacidade de atenção plena do seu cérebro e melhorar o seu bem-estar psicológico no geral.
Convide a sua consciência a estar presente com você nessa próxima leitura.
Um estudo com 20 pessoas indicou que consumir Ayahuasca, uma vez por semana, durante 4 semanas, foi tão eficaz quanto um programa de atenção plena de 8 semanas para aumentar a aceitação – um componente da atenção plena que desempenha um papel fundamental na saúde psicológica .
Outros estudos encontraram resultados semelhantes, observando que a Ayahuasca, pode melhorar a atenção plena, o humor e a regulação emocional..
Um estudo com 57 pessoas demonstrou que as avaliações de depressão e estresse diminuíram, significativamente, imediatamente após os participantes consumirem Ayahuasca. Esses efeitos, ainda foram significativos 4 semanas após o consumo de Ayahuasca, esses benefícios são atribuídos principalmente ao DMT e β-carbolinas encontrados na Ayahuasca.
A Ayahuasca, Medicina Sagrada da floresta
As pesquisas também indicam que o consumo da Sagrada Medicina a Ayahuasca pode ajudar a tratar o vício, a ansiedade, a depressão, TSPT (transtorno de estresse pós-traumático) e transtornos de dependência, resistentes aos tratamentos convencionais.
Um estudo com 29 pessoas com depressão, resistentes ao tratamento convencional, mostrou que uma única dose de 30ml de Ayahuasca levou a melhorias significativas na gravidade da depressão em comparação com os remédios e tratamentos da medicina convencional.
Outros estudos relatam também, os efeitos benéficos e antidepressivos, de forma acelerada, após concentração e ou ritualística com a Ayahuasca. Além disso, uma revisão e pesquisas de mais de seis estudos, concluiu que a Ayahuasca mostrou efeitos benéficos no tratamento da depressão, ansiedade, transtornos do humor e dependência química, tal como drogas ilícitas e licitas.
Vários estudos reforçam os efeitos da Ayahuasca em transtornos de dependência, incluindo dependência de crack, álcool e nicotina, todos os resultados foram positivos e promissores, como por exemplo, um estudo de 12 pessoas, com graves problemas psicológicos e comportamentais relacionados ao abuso de substâncias ilícitas, participaram de um programa de tratamento de 4 dias, que incluíram 2 cerimônias com a Sagrada Medicina a Ayahuasca, os mesmos deram continuidade ao ciclos, seguidos de acompanhamento por 10 meses, e demonstraram melhorias significativas na atenção plena, autoconfiança, autonomia e qualidade de vida no geral. Além disso, o uso autorrelatado do tabaco, entre outras substâncias como o álcool, diminuiu entre os participantes em 80%.
A importância das restrições e do compromisso pós-consagração
Em primeiro lugar, embora muitos dos efeitos colaterais desagradáveis, que geralmente são experimentados durante uma VIVÊNCIA com Ayahuasca, como vômitos, diarreia e mirações, sejam considerados normais e apenas temporários, os mesmos podem trazer angústia para a pessoa que vivência essa experiência. Cada cerimônia e ou concentração é diferente e nunca traz os mesmos sintomas ou experiências, toda consagração será única e memorável.
Cada ser humano tem um processo diferente e não há garantia de que você reagirá favoravelmente à mistura, já que cada concentração e ou trabalho nunca é igual ao anterior, ou seja, em uma concentração você não tem nenhum efeito colateral desagradável, mas em outra concentração isso pode vir a acontecer.
A sagrada medicina AYAHUASCA pode interagir, perigosamente, com medicamentos, incluindo antidepressivos, medicamentos psiquiátricos, drogas ilícitas e licitas usadas para controlar doenças como por exemplo o Parkinson, remédios para tosse, remédios para perda de peso e muito mais. Alguns alimentos, tais como derivados de animais e laticínios, também não são recomendados antes da utilização da Sagrada Medicina Ayahuasca (o preenchimento da anamnese é importante, desconfie dos lugares que não ofereçam os cuidados necessários, orientação e entendimento individual).
Tomar Ayahuasca pode aumentar sua frequência cardíaca e pressão arterial, isso é normal, conforme pesquisas, esse procedimento equivale a uma corrida na esteira, tal como um exercício de cardiovascular, claro que o participante que tiver alguma condição ou doença cardíaca deve avisar o dirigente e ou responsável, para que a dose seja menor e monitorada.
Há relatos de retiros de Ayahuasca, oferecidos por indivíduos não qualificados, que não cumpriram os protocolos mínimos necessários ou não revisaram os formulários preenchidos na anamnese e assim, não tiveram o devido cuidado na indicação da dosagem. Isso pode levar a difamação do processo e boatos com diversas informações errôneas a respeito do uso da Ayahuasca, levando a experiências de pessoas que não foram bem instruídas ou que não cumpriram à risca as restrições aqui abordadas e pré cuidados para a sua devida participação, como uma versão absolutamente distorcida da verdade.
Além disso, embora há descobertas promissoras relacionadas aos benefícios da Ayahuasca para a saúde, esses benefícios foram, principalmente, associados aos diversos estudos científicos e clínicos, após alguns anos inseridos em tribos e templos xamânicos, os quais foram mapeadas e mensuradas as preparações e dosagens da mistura, de uma forma cuidadosa e controlada. No geral, pesquisas apontam que a Ayahuasca pode ser usada como tratamento potencial para certas patologias.
Enquanto isso, desejamos que busquem informações confiáveis de fontes seguras, questionem e sintam-se seguros a dar esse passo com coerência e responsabilidade, na busca da expansão da consciência, autoconhecimento, bem como, amor e respeito por àqueles que escolheram dar esse passo.
Venham de onde vier, venham em paz.
- BONS ESTUDOS
www.kurahlife.com.br
Aho…
Você desconhece do quão incrível é. Nos siga no Insta @kura.Life