A temperatura da água do banho pode ter diferentes benefícios para a saúde, dependendo se está mais quente ou gelada. No caso do banho quente, que envolve o uso da água em temperaturas em torno de 37ºC, é uma boa forma de relaxamento isso a grade maioria sabe!
-Abra a sua mente e mergulho conosco nessa leitura gelada e cheia de benefícios para a sua saúde…
@Kurah,Life
Benefícios do banho gelado
1. Estimular o sistema imunológico:
O banho gelado pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, por estimular a produção de glóbulos brancos, que são células de defesa, aumentando a proteção do corpo contra doenças como a gripe ou o resfriado, por exemplo.
Um estudo científico realizado na Holanda mostrou que pessoas que tomaram banho gelado de manhã tiveram menos sintomas graves de gripe do que as pessoas que tomaram banho normalmente, além de se sentirem mais energizadas, o que também ajuda a se recuperar da doença de forma mais fácil.
2. Aumentar a disposição e o estado de alerta:
O banho gelado aumenta a disposição, o estado de alerta e a sensação de bem estar porque melhora a circulação sanguínea, aumentando a demanda de oxigênio do corpo, o que acaba por diminuir o cansaço. Dessa forma, tomar um banho gelado assim que acordar pode ajudar a ter mais motivação para realizar as tarefas diárias.
3. Melhorar a circulação sanguínea:
O banho gelado ajuda a melhorar a circulação porque, quando a água fria entra em contato com a pele, faz com que os vasos sanguíneos da superfície do corpo se contraiam, o que leva a um aumento da circulação sanguínea dentro do corpo na tentativa de manter a temperatura corporal.
Além de fazer com que a circulação sanguínea seja mais eficiente, o banho gelado diminui a produção de substâncias inflamatórias e ajuda a prevenir de doenças cardiovasculares, como a pressão alta, por exemplo.
No entanto, caso exista histórico familiar de doenças cardiovasculares ou seja portador de alguma alteração no coração, é importante ir ao cardiologista regularmente e fazer o tratamento conforme a orientação, uma vez que o banho gelado não substitui o tratamento indicado pelo médico.
4. Ajudar no tratamento da depressão:
Alguns estudos demonstram que tomar banho gelado pode ajudar no tratamento da depressão, isso porque a água fria ativa os receptores de frio presentes na pele, enviando vários sinais elétricos para o cérebro, resultando no aumento da concentração de endorfina, que é um neurotransmissor que garante a sensação de bem estar.
Apesar disso, mais estudos precisam ser realizados para que seja, de fato, comprovado este efeito. Além disso, é importante que a pessoa com depressão continue seguindo o tratamento indicado pelo psiquiatra, pois o banho gelado não substitui o tratamento indicado pelo médico.
5. Diminuir dores musculares:
O banho gelado promove a contração dos vasos sanguíneos, diminuindo as dores musculares e ajudando na recuperação do músculo após atividade física intensa. Alguns estudos realizados demonstraram que o banho gelado é capaz de diminuir os sintomas de inflamação e evitar a fadiga muscular.
Além disso, o fato de haver contração dos vasos, ajuda a diminuir qualquer inchaço que a pessoa apresente e que cause dor. Apesar disso, apenas o banho gelado não é suficiente para tratar dores musculares ou inchaços, sendo importante que a pessoa siga o tratamento indicado pelo médico.
6. Acelerar o metabolismo:
Tomar banho gelado pode ajudar a acelerar o metabolismo porque, quando o corpo entra em contato com a água gelada, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que aumenta a queima de calorias.
Além disso, o banho gelado estimula a produção de gordura marrom, um tipo específico de tecido adiposo, que gera energia ao queimar calorias, o que pode ajudar ainda mais pessoas que desejam perder peso.
7. Cuidar da saúde da pele:
O banho gelado ajuda a manter a saúde da pele, isto porque não retira a oleosidade natural e não resseca a pele como é mais comum de acontecer com o banho quente, além de fechar temporariamente os poros, o que reduz a entrada de poluição na pele, e melhorar a firmeza da pele.
Além disso, a água fria promove a contração dos vasos sanguíneos da pele, e combate a vermelhidão e a coceira, o que pode ser útil para aliviar problemas de pele que causam coceira, vermelhidão ou inchaço, como urticária ou eczema, por exemplo.
8. Evitar o ressecamento do cabelo:
Tomar banho gelado, lavando o cabelo na água fria, ajuda a reter a oleosidade natural do cabelo, a fechar os poros e a selar as cutículas dos fios, deixando o cabelo mais macio, suave e hidratado. Além disso, com os poros dos fios fechados, o cabelo fica menos exposto aos efeitos prejudiciais da poluição e suor, que podem ressecar os fios.
No entanto, lavar o cabelo com água fria pode ser desconfortável para algumas pessoas, e nesses casos, deve-se dar preferência por lavar o cabelo com água morna, mas nunca quente, pois a água quente desidrata os fios e pode piorar o ressecamento do cabelo.
BANHO GELADO
Um amplo estudo realizado na Holanda mostrou que as pessoas que tomavam banho frio tinham menos probabilidade de se ausentar das atividades físicas e dos compromissos relacionados ao trabalho por motivos de disposição ou doenças do que aquelas que tomavam banho quente.
A água fria oferece supostamente vários benefícios para a saúde física e mental.
Um grupo de mais de 3 mil pessoas foi dividido em quatro e orientado a tomar banho quente todos os dias.
A um dos grupos, contudo, os pesquisadores pediram que encerrassem o banho com 30 segundos de água fria, outro com 60 segundos de água fria, e um terceiro com 90 segundos de água fria.
O grupo de controle poderia simplesmente desfrutar do banho quente.
Os participantes foram convidados a seguir este protocolo por um mês. (Embora 64% tenham continuado com o esquema da água fria porque gostaram muito.)
Após um período de acompanhamento de três meses, eles constataram que os grupos que tomaram a chuveirada gelada apresentaram uma redução de 29% nas licenças médicas autodeclaradas do trabalho.
Um estudo da República Tcheca mostrou que quando “homens jovens atléticos” foram imersos em água fria três vezes por semana durante seis semanas, isso ofereceu um leve estímulo ao seu sistema imunológico.
A água fria também parece ativar o sistema nervoso simpático, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas respostas de luta ou fuga (reação fisiológica automática a um evento percebido como perigoso, estressante ou assustador).
Quando ele é ativado, durante um banho frio, por exemplo, há um aumento nos níveis do hormônio conhecido como noradrenalina.
Isso é o que provavelmente causa o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial observados quando as pessoas são imersas em água fria — e está relacionado às melhorias sugeridas para a saúde.
A imersão em água fria também demonstrou melhorar a circulação.
Quando estamos expostos à água fria, há uma diminuição do fluxo sanguíneo para a pele.
E quando a água fria para, o corpo precisa se aquecer, então há um aumento do fluxo sanguíneo para a superfície da pele.
Alguns cientistas acreditam que isso pode melhorar a circulação.
Um estudo que analisou a imersão em água fria após o exercício descobriu que, depois de quatro semanas, o vai e vem do fluxo sanguíneo para os músculos havia melhorado.
Há também algumas evidências de que o banho frio pode ajudar você a perder peso.
Um estudo mostrou que a imersão em água fria a 14℃ aumentava o metabolismo em 350%.
Metabolismo é o processo pelo qual seu corpo converte o que você come e bebe em energia, então um metabolismo mais alto equivale a mais energia queimada.
Além dos benefícios físicos, os banhos frios também podem oferecer benefícios para a saúde mental.
Há uma corrente de pensamento que acredita que a imersão em água fria gera um alerta mental maior devido ao estímulo da resposta de luta ou fuga mencionada anteriormente.
Em adultos mais velhos, a aplicação de água fria no rosto e no pescoço demonstrou melhorar a função cerebral.
O banho frio pode ajudar a aliviar ainda os sintomas de depressão.
Um mecanismo proposto é que, devido à alta densidade de receptores de frio na pele, o banho frio envie uma quantidade avassaladora de impulsos elétricos das terminações nervosas periféricas para o cérebro, que podem ter um efeito antidepressivo.
Há uma boa quantidade de evidências de que a imersão em água fria ou tomar um banho frio é bom para a saúde — mesmo que as razões ainda não sejam muito claras tudo demonstra e comprovam que a temperatura natural ou em baixa temperatura trazem incríveis benefícios para a saúde.
Benefícios do banho quente
1. Aliviar problemas respiratórios
O banho quente ajuda a aliviar problemas respiratórios, como sinusite, gripe ou bronquite, pois o vapor quente e úmido da água do banho deixa o catarro mais líquido, abre as vias aéreas, reduz a irritação e o inchaço das vias respiratórias, aliviando os sintomas de nariz entupido ou escorrendo, dor de cabeça e tosse, por exemplo.
2. Ajudar a dormir melhor
O banho quente antes de dormir ajuda a relaxar os músculos, a tensão e alivia o cansaço, permitindo dormir melhor.
Além disso, o banho quente, tomado de 60 a 90 minutos antes de dormir, também ajuda a acalmar, a reduzir a ansiedade e o estresse, e causa uma sensação de limpeza, o que deixa a pessoa mais relaxada, facilitando o sono.
3. Relaxar os músculos
O banho quente ajuda a relaxar os músculos e aliviar a dor muscular pois a água quente promove o fluxo de sangue, o que ajuda a transportar o excesso de ácido lático e outras toxinas para fora dos músculos, aliviando a dor. A água quente é indicada para dor muscular com mais de 48 horas, pois nos primeiros dias o mais indicado é fazer o banho frio para reduzir a inflamação.
O banho quente também é muito útil para aliviar a tensão corporal, a dor muscular ou nas articulações causada por fibromialgia, artrite ou dor nas costas, já que a dilatação dos vasos sanguíneos permite chegar mais sangue, oxigênio e nutrientes para os tecidos.
4. Remover toxinas da pele
O banho quente permite abrir os poros da pele, o que permite limpar sujeiras, excesso de oleosidade e remover toxinas da pele, que se acumulam ao longo do dia, deixando a pele com aspecto mais fresco e limpo.
5. Aliviar a enxaqueca
O banho quente também pode ajudar a aliviar enxaquecas e dor de cabeça, pois reduz os sinais de dor que chegam até ao cérebro e aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos, ajudando a relaxar e a reduzir a dor causada pela enxaqueca ou dor de cabeça.
Agradecemos a leitura – AHO