A massagem com pedras vulcânicas é uma terapia milenar, já utilizada pelos chineses, monges budistas e indígenas em seus rituais sagrados e de cura.
A massagem com pedras vulcânicas é uma terapia milenar, já utilizada pelos chineses, monges budistas e indígenas em seus rituais sagrados e de cura. A aplicação das pedras vulcânicas de tamanho e formato adequados, com a pressão e manipulação correta pelo terapeuta, proporciona os efeitos benéficos dessa massagem, desencadeando sua ação terapêutica.
“A massagem com pedras quentes é uma técnica que envolve todos os sentidos, pois ela é aplicada com óleo aquecido e aromatizado, normalmente com lavanda, gerânio ou um blend de óleos. A pedra vulcânica é aquecida, a massagem é manual e todo o conjunto induzem o cliente a uma entrega mais rápida ao procedimento”,
O calor, o contato e a pressão da massagem com pedras quentes na superfície corporal desencadeiam respostas físicas de relaxamento muscular. Além disso, o procedimento também é considerado anti-inflamatório, ajuda a liberar neurotransmissores do bem estar pelo cérebro, como as endorfinas e encefalinas, que têm efeito analgésico, e serotonina, que causa bem estar e felicidade.
Outro benefício da massagem com pedras vulcânicas quentes é melhor vasodilatação, ou seja, o aumento da irrigação sanguínea e consequente desintoxicação dos órgãos internos.
“Também aumenta o metabolismo celular e tranquiliza o sistema nervoso. Traz alívio de dores musculares e menstruais, melhora a circulação e problemas relacionados com as vias respiratórias, cansaço, depressão e ansiedade”
BENEFÍCIOS:
– Ativa as funções sensoriais da pele, estimulando a produção de hormônios. – Diminui o estresse tanto físico como o emocional e a ansiedade, promovendo um relaxamento profundo. – Ajuda diminuir dores abdominais e causadas por cólicas menstruais. – Auxilia na perda de peso e também promove desintoxicação do corpo. – Também há resultados satisfatórios em tratamentos circulatórios, dores articulares e musculares. – Purificam e eliminam pequenas rugas, assim como eliminam toxinas da pele do rosto, e firmam a musculatura.
Em termos técnicos podemos dizer que a massagem com pedras quentes nada mais é do que a aplicação da termoterapia através das pedras, que podem ser utilizadas quentes ou frias. Portanto é uma massagem que combina técnicas de massoterapia com cristalterapia, termoterapia, aromaterapia e geoterapia para proporcionar alívio da tensão muscular, relaxamento e bem-estar.
Foram encontrados registros da utilização das pedras quentes em diversas culturas distintas. No livro amarelo encontramos registro da utilização das pedras quentes para curar diversas doenças. Também há relatos de que no período de jejum os monges Tibetanos se colocavam pedras sobre o estômago e abdômen para proporcionar sensação de saciedade, diminuição da fome e energização do organismo. Além de registros de que cultura indígenas se utilizavam de pedras quentes sobre o baixo ventre para aliviar as cólicas abdominais.
A massagem com pedras quentes promove primeiramente efeitos da termoterapia no maior órgão do corpo humano, a pele. Secundariamente atua sobre os músculos, tendões, ligamentos e órgãos. O poder das pedras atua sobre os receptores dos sentidos reorganizando a comunicação intercelular e a conexão corpo e mente, interno e externo, influenciando assim na saúde geral do organismo e seu padrão energético, levando a harmonia do corpo como um todo.
A técnica faz uso dos efeitos energéticos e vibratórios das propriedades das pedras vulcânicas para atuar no plano físico (proporcionando relaxamento, alívio das dores e desintoxicação e drenagem dos tecidos) e no plano mental (acalmando a mente e auxiliando na circulação de energia no nosso corpo), ou seja, levando ao realinhamento dos chacras e profundo estado de relaxamento.
Levando-se em conta que a massagem está entre as melhores terapias para a manutenção da saúde do nosso corpo, devemos sempre lembrar que não devemos recorrer a ela somente em casos de problemas visíveis. Podemos fazer uso de técnicas combinadas a massagem para auxiliar na manutenção do equilíbrio e manter uma higiene energética do nosso corpo.
Assim, com a técnica correta e a temperatura adequada, a massagem com pedras quentes torna-se a aliada ideal para o tratamento de diversas alterações como dores de cabeça, prisão de ventre, cólicas menstruais, estresse físico, emocional e mental, constipação, dores musculares ou articulares e também auxilia em casos de insônia e perda de peso.